sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Jay Reatard

Eita porra!!!! Será que eu aínda lembro como se faz um post? Bom vou tentar pelo menos montar um post decente.
Estou aqui para um desencargo de consciência e uma missão injusta, falar sobre a morte de um dos ultimos sujeitos que faziam valer a pena esperar por mais uma gravação, disco ou mesmo apenas uma musica nova. Esse papo de "live fast, die young" é uma merda.... mas vou passar a bola pra um outro camarada meu que cumpriu esta missão por mim em seu blog ROCK DE PLÁSTICO.
Aí vai na íntegra toda a matéria feita pelo meu camaradinha Joe Strume.

Agradecimentos ao blog Rock de Plástico
Acessem!!!

[por Joe Strume]

A primeira baixa do ano é muito pesarosa: Jay Reatard, figura demais atuante e essencial da cena garage punk a partir de fins dos anos 90 e nos anos 00. Ele era o último moicano com sangue novo da garage americana! Nativo de Memphis, a terra de Elvis e dos Oblivians.

Aliás, a carreira dele começou na própria Memphis, depois que Eric Oblivian, dono da Goner Records, lançou o EP 7 polegadas GET REAL STUPID (1997), creditado aos Reatards. Conta-se que Eric ficou impressionado com as gravações que recebeu de Jay, então com menos de 18 anos, e que levava os Reatards sozinho: cantando, tocando guitarra e batendo num balde como bateria!.

No compacto são 4 músicas, registradas em 4track cassete porta-estúdio. Como exclamou o amigo Tony depois de ouvir You Ain't No Fun No Mo', a primeira do EP: “fantástico exemplo de do it yourself!” Ouro lo-fi!


Depois disso foram acrescidos integrantes e os Reatards, de fato, se tornaram banda, com Jay à frente. Saíram outros 7 polegadas e o primeiro álbum, TEENAGE HATE (1998), também pela Goner, uma porrada dissonante de garage punk! Os compactos, sempre em edições limitadas de 500, 300, 200 e até 100 cópias!

Junto dos Reatards, Jay passou a integrar diversos projetos, que dão uma lista realmente de impressionar: New Memphis Legs (onde tocava órgão), Lost Sounds (com Alicja Trout, dona do selo Contaminated Records, de Memphis), Bad Times (com Eric Oblivian e King Louie), CC Riders (com Jeffrey Evans, ex- Gibson Bros., e Alicja Trout), Final Solutions (como baterista), Destruction Unit (com Alicja Trout), The Oscars (como baixista), Nervous Patterns (mais outro com Alicja Trout), Angry Angles (com Alix Brown), Digital Leather, Terror Visions (nesta banda gravou tudo).

Essa pancada de bandas de Jay Reatard teve material lançado por alguns dos mais interessantes selos garage dos anos 2000: Shattered Records e Plastic Idol Records (EUA); Solid Sex Lovie Doll Records e Rockin’ Bones (Itália); P. Trash Records (Alemanha); além da própria Goner Records e da veterana Sympathy For The Record Industry.

Dos projetos de Jay fora os Reatards,o Angry Angles é o que mais gosto, com uma porção new wave, um punk-pop-frenético! O material do Angry Angles, lançado só em 7” vinis, é bem disputado nos leilões do eBay, como também são os originais dos Reatards – por serem edições limitadas. E essas disputas em leilões são interessante termômetro pra avaliar a boa repercussão de um material garage.

Não bastasse, em 2006 Jay Reatard deu o pontapé na carreira solo. Uma carreira que rendeu dois álbuns e mereceu duas coletâneas com músicas lançadas em compactos limitados: SINGLES 06-07 (In The Red) e MATADOR SINGLES ’08 (Matador Records), ambas editadas em 2008, sendo que a primeira é em LP duplo!

Jay Reatard tinha 29 anos. A causa da sua morte ainda não foi divulgada.

Será que o Igor tem razão quando disse que “a maldição dos 27 tarda, mas não falha!”? Tomara que não, pois acabei de fazer meus vinte e nove...

Para ouvir Jay Reatard em ação:

-Reatards Get Real Stupid 7” EP (Goner Records, 1997)

-Reatards Teenage Hate LP/CD (Goner Records, 1998)

-Lost Sounds Black Wave 2xLP/CD (Empty Records, 2001)

-Angry Angles Things Are Moving 7" EP (Shattered Records, 2005)

-Jay Reatard Singles 06-07 2xLP/CD (In The Red, 2008)

-Jay Reatard Watch Me Fall LP/CD (Matador, 2009)


PS: o material lançado só em vinil pode ser encontrado para baixar na rede.

***

Bom como foi dito aqui, realmente você pode baixar na rede inclusive aqui vão dois links.